Notícias

Por unanimidade, vereadora Sônia Peretti é eleita presidente para o biênio 2023/2024 no legislativo de Novo Horizonte do Norte

13/12/2022 ás 06:40:00

Altair Barbosa
Fonte: Assessoria de Imprensa

A vereadora Sônia Maria Peretti (MDB), foi eleita presidente da Câmara de Vereadores de Novo Horizonte do Norte para o biênio 2023/2024. A eleição, foi na segunda-feira, 12 de dezembro, última sessão ordinária de 2022.

A chapa denominada ‘Unidos Por Novo Horizonte do Norte, têm como vice-presidente Manoel Francelino (PSB), 01º Secretário João Carlos Oliveira (PL) e 02º secretário Gilberto Fernandes (MDB).

Os seis vereadores da base aliada do prefeito Silvano Pereira Neves (MDB), mantiveram o combinado com a alternância da presidência, sendo que para o biênio 2021/2022, foi eleito o vereador João Carlos Oliveira (PL). Na época, o acordo foi que, para o segundo biênio, a presidente fosse do MDB, na qual foi concretizado com a eleição de Sônia.

A próxima presidente da Câmara de Vereadores, está em seu segundo mandato. Ela será a segunda mulher a presidir o legislativo municipal. A primeira, foi Vilma Neves Pessoa.

Antes da eleição, Sônia, usou a palavra para pedir votos aos demais vereadores.

“Quero o voto de cada um de vocês. Eu quero o comprometimento de cada um, porque sozinha a gente vai cometer erros, mas todos juntos, nós vamos diminuir esses erros. O propósito meu e de todos vocês é a melhoria do nosso município. É para isso que nós estamos aqui”.

“Dizer a todos vocês que eu estou preparada, eu estaria fazendo uma política mentirosa, porque é novo para mim essa situação de presidência, mas contando com a parceria dos meus companheiros e experiência dos mais antigos da casa, acredito que faremos um bom trabalho, dando continuidade ao trabalho harmonioso e democrático”.

Após declarada eleita, Sônia, fez discurso de agradecimento.

“Primeiramente agradecer a Deus por ter chegado até aqui. Agradecer a minha família toda do Paraná, inclusive meu filho lá no Amazônia que está torcendo por mim. Agradecer a minha filha e esposo”.

À 18 anos em Novo Horizonte do Norte, Sônia, concorreu a três mandados eletivos, sendo: dois como vereadora e um ao cargo de prefeita, não sendo eleita.

A vereadora, agradeceu todos os partidos da atual gestão legislativa, em especial ao MDB, presidido pelo vereador Valdete José da Silva, na qual pleiteava também a presidência, mas em consenso, desistiu da candidatura para apoiá-la.

Ela citou ainda o vereador Zé Luiz (MDB), que também iria concorrer à presidência de casa de leis, mas também abriu espaço para apoiar o seu nome.

“Agradeço imensamente aos vereadores do PSB, partido esse que pude concorrer às eleições para prefeita em 2012 e hoje eu tenho a parceria do vereador Manoel Francelino, compondo a chapa como meu vice-presidente”.

“Agradeço ao União Brasil, representado aqui pelo vereador Rodrigo Marques. Tenho certeza de poder contar com você, vereador experiente que já está bastante tempo dessa casa”.

“Por último, porém não menos importante, agradecer o partido do PL representado aqui pelos vereadores Gildo Uliana e o presidente João Carlos”.

Sônia, lembrou ainda, as demais vereadoras que passaram pelo legislativo: Vilma Neves (primeira presidente), Noeli Terezinha Schuck, Maria do Carmo Bomfim, Letícia Castilho e Maria Aparecida Gorjes.

Em seus discursos, os demais vereadores foram unânimes em declarar apoio e desejar sucesso para a nova presidente.

“Espero honrar não decepcionar a confiança de todos vocês vereadores que a mim depositaram. Eu sei, quem me deu o poder hoje eleita presidente foi os homens, mas espero não decepcionar e contar com uma parceria de todos vocês mulheres de Novo Horizonte do Norte”, finalizou a vereadora Sônia Maria Peretti, eleita presidente para o biênio 2023/2024.

01º Discurso da vereadora Sônia Maria Peretti (MDB) - Pedindo voto

02º Discurso da vereadora Sônia Maria Peretti (MDB) - Agradecimentos após ser eleita

Privacidade